Verdade Filosófica
Concepções construídas ao longo do tempo:
- grega
- latina
- hebraica
- moderna
GREGA – em grego se diz: ELETHÉIA.
Significa
- o que não está oculto;
- o que não é dissimulado.
- verdadeiro se manifesta fisicamente e é apreendida pela visão e pela espiritualidade.
Verdade é manifestação daquilo que é ou que tenha existência da forma como é.
O verdadeiro se opõe:
- Falso
- Pseudo
- Encoberto
- Escondido
- Dissimulado
- Parece ser e não é como parece.
O verdadeiro é evidente. Plenamente visível para razão.
LATINA – se diz: VERITAS e significa:
- Precisão
- Rigor
Exatidão de um relato com: detalhes e fidelidade do que aconteceu.
O verdadeiro se reflete na linguagem enquanto narrativa de fatos acontecidos.
O verdadeiro se refere a enunciado que diz fielmente as coisas como aconteceram.
O relato é veraz quando o informa os fatos reais.
A verdade depende:
Da veracidade
Memória
Acuidade mental de quem fala.
De que o enunciado corresponda ao fato acontecido.
A verdade não se refere as coisas como no grego, mas ao relato e ao enunciado, a linguagem.
O oposto da verdade é a mentira ou a falsificação.
As coisas ou são reais ou imaginárias.
Os relatos sobre elas é que são verdadeiros ou faltos.
HEBRAICO – se diz: EMUNAH e significa – confiança.
As pessoas e Deus são verdadeiros.
Deus verdadeiro e pessoa verdadeira são os que cumprem o que prometem
São fieis a palavra dada ou ao pacto feito. Não descumprem a confiança.
A verdade se relaciona com a presença de que aquilo que foi prometido vai ser cumprido
A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança defende ao futuro e que vive.
A forma mais elevada da verdade é a revelação divina e a expressão mais perfeita é a profecia
-
Aletheia – Se refere às coisas -> são.
-
Veritas – Se refere a feitos que foram.
Amunah – Se refere às ações e as coisas que são
Nossa concepção de verdade é uma
síntese dessas três fontes , por isso se refere:
-
A coisa presente – como na Aletheia – na própria realidade
-
Aos fatos passados e a linguagem – como nas Veritas – A linguagem *
As coisas futuras como na Amunah – na confiança e esperança *
Palavras como:
-
Averiguar
-
Verificar – buscar
-
Veredito
-
Verossímil
TEOREMAS DA VERDADE
Diferença filosófica sobre a natureza do conhecimento verdadeiro – dependendo das três ideias que originam a verdade
1. Predominância da Aletheia – considera que a verdade esta nas próprias coisas ou na realidade e o conhecimento verdadeiro é a percepção intelectual e racional dessa verdade
- A marca do conhecimento verdadeiro é a evidencia – ou seja, a visão intelectual e racional da realidade tal como é em si mesmo aprendida pela operação da razão.
- Uma ideia é verdadeira quando corresponde a coisa que é seu conteúdo e que existe fora do nosso espírito.
- A teoria da evidencia e de correspondência oferece: a adequação do nosso intelecto à coisa ou da coisa ao intelecto.
Obs.: Concepção grega – correspondência
Concepção latina – coerência dos argumentos. Verdade significativa – válido discurso.
2)Predomínio da Veritas – a verdade depende do rigor da precisão na criação que deve exprimir nosso pensamento e os fatos exteriores a nós o que nossa ideia relata em nosso pensamento
- A coisa não é verdadeira porque corresponde a uma realidade, mas ela(coisa) corresponde a realidade porque é verdadeira
- O critério de verdade é dado pela coerência interna ou lógica das ideias ou dos encadeamentos de ideias que formam um raciocínio correspondendo as regras dos enunciados corretos
- A marca do verdadeiro é a VALIDADE lógica dos argumentos.
3)Predominância de Emunah – a verdade depende de um acordo de confiança definido por convenção universal sobre o conhecimento verdadeiro, devendo ser respeitado por todos
- A marca da verdade é o CONSENSO e na confiança entre as pessoas
- Princípios do consenso:
- 1) Que somos racionais e que nosso pensamento obedece aos ditames da razão
- 2) Somos dotados de linguagem e esta funciona sobres regras lógicas convencionadas e aceitas por todos
- 3) O resultado de uma investigação deve se submeter a discussões pelas pessoas atribuindo ou não o valor da verdade
* O 4 critério de verdade é diferente dos anteriores.
- – Define o critério de verdade de ordem prática (não teórica)
- – È a teoria – pragmática – o conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas
- – È verificado pela experiência.
- – A marca é a VERIFICABILIDADE dos resultados
- – Esta concepção está próxima da teoria da correspondência (grega) entre as coisas e as ideias, entre a realidade e o pensamento.
- – A teoria da convenção ou consenso (judaica) esta próxima da teoria da coerência (Latina) por serem baseados em princípios e argumentos de linguagem e lógica
- – Na teoria da correspondência as coisas e as ideias são consideradas verdadeiras ou falsas.
- – Na teoria da coerência e do consenso as coisas e as ideias é que são verdadeiras ou falsas
- – Na teoria pragmática são os resultados que são considerados verdadeiros ou falsos
- – Na teoria da coerência e na pragmática a verdade é o acordo entre o pensamento e a realidade
- – Na teoria da coerência e do consenso a verdade é o acordo dos pensamentos e a linguagem a partir das regras que o pensamento e a linguagem estabelecida válida para todas as pessoas
VERDADE COMO EVIDENCIA E CORRESPONDÊNCIA
- A concepção grega O SER é o verdadeiro ou a verdade
- O SER existe e manifesta sua existência para a nossa percepção e para o nosso pensamento, é verdade ou verdadeiro.
- Nessa linha os filósofos gregos perguntam:
- *Como: O erro, o falso e a mentira são possíveis?
- Ou seja: como se pode pensar naquilo que não é, naquilo que não existe – estes só podem se referir ao não-ser.
- A mentira é não ver o ser como ele é, é não falar dele como é.
- Resposta a esta indagação:
- 1) Erro, falso e mentira se referem a paciência, ilusão das coisas e aparece quando não alcançamos a ESSÊNCIA da coisas
- 2) Erro, falso e mentira ocorre quando dizemos de alguém aquilo que ele não é;
- Quando atribuímos ao ser qualidade que ele não possui ou quando negamos as qualidades do SER quando as possui.
- Aqui o erro não esta no SER mas na linguagem. È um engano do juízo.
Se o homem é imortal
- Para formar um juízo verdadeiro devemos conhecer a essência por intuição ou dedução ou indução.
- A verdade elimina as aparências das coisas.
A verdade sendo conhecimento pela essência é universal e necessária. As opiniões variam de lugar e tempo; sociedade e pessoas
- Opinião é o desenvolvimento da essência ocorrendo o mesmo com a compreensão sensorial que são estados do nosso corpo (sentido), as disposições do espírito e as condições argumentativas.
- Na concepção latina temos a veracidade de um relato o problema do erro e do falso de desloca do feito para o campo da linguagem
A verdade esta menos no ato de ver e mais no ato de agir.
- Se a verdade está no discurso não depende só do pensamento, mas também da VONTADE, para dizer, silenciar ou diferenciar o Ser.
- A filosofia cristã surge da importância da vontade livre que deseja o verdadeiro.
- Como nosso intelecto ou pensamento é mais fraco que a vontade, esta pode forçar o pensamento ao erro ou ao falso.
- A filosofia moderna começa pela liberação da vontade do dogmatismo, opiniões, experiência do dia-a-dia, para se formar juízos verdadeiros
- A ideia verdadeira é o conhecimento das:
- Causas
- Qualidade
- Propriedades
- Relação da coisa conhecida
- Essência
- Necessário
Este artigo foi publicado em terça-feira, março 14th, 2017 às 14:14 na categoria Filosofia. Você pode acompanhar os comentários deste artigo pelo RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou trackback por seu site.